As províncias de Hokkaido a Hokuriku, banhadas pelo Mar do Japão, continuam amargando frio intenso e neve por causa da frente fria, na terça-feira (22).
Uma outra causa é a JPCZ (Japan Sea Polar Air Mass Convergence Zone), uma área de baixa pressão, em faixa sobre as províncias de Hokuriku, causa da neve pesada em poucas horas.
Em Kanazawa (Ishikawa) o acúmulo foi de 21cm em 3 horas, até as 7h de terça-feira, ao ponto do Observatório de Meteorologia gerar aviso de notável forte nevasca (顕著な大雪, lê-se kencho na ooyuki).
E essa notável forte nevasca deverá voltar na noite de terça-feira, além da previsão de raios e graupel – neve que cai em formato de bolinhas de gelo, diferente do granizo, durante uma tempestade.
Em Toyama, Ishikawa e Fukui já havia acúmulo de neve, mas com a queda de segunda-feira, a situação piora. Até o amanhecer, as cidades de Fukui e Echizen tiveram queda de 19 e 18cm, respectivamente.
Os voos que partiriam dos aeroportos de Komatsu e Noto, tanto da JAL quanto da ANA foram cancelados.
A NEXCO-Central Nippon Expressway está pedindo a colocação de pneus de inverno e ou correntes por causa da forte nevasca até 24. Na província de Fukui, as vias expressas Hokuriku e Maizuru Wakasa são alvos. Dependendo da situação de queda de neve, o tráfego poderá ser fechado.
Fontes: Fukui Shimbun, NHK e WeatherNews