A Tsujun Bridge, um aqueduto de pedra na cidade de Yamato está programado para ser aberto ao público pela primeira vez em 2 de abril (sábado) pela 1ª vez desde 2016, quando foi danificado pelo terremoto de Kumamoto.
O topo da Tsujun Bridge, uma importante propriedade cultural designada, havia sido fechado para o público desde a ocorrência do terremoto por razões de segurança. Os visitantes poderão apreciar a vista dinâmica da liberação de água lá de cima novamente.
A ponte foi construída em 1854 para realizar irrigação. O terremoto de 2016 danificou a tubulação de descarga da ponte, causando vazamento e fazendo com que parte da rocha dilatasse. A liberação de água foi retomada em julho de 2020 após trabalho de reparo.
Não há grades na ponte, visto que ela, originalmente, não foi feita para as pessoas atravessarem. Para promover a segurança dos visitantes, o Governo Municipal de Yamato colocará guardas na ponte e desenhará no chão linhas brancas de alerta.
As pessoas que quiserem caminhar pela ponte precisarão solicitar permissão no dia no michi no eki (parada de descanso) que fica perto do local. O valor custa 500 ienes para adultos e 200 ienes para crianças.
A liberação de água ocorre por 15 minutos a partir das 13h em dias irregulares. Para ver o cronograma e outras informações, toque aqui.
Fonte: Mainichi