Espaguete com molho de tomate e lâmpada fluorescente (PxHere/Pixabay)
A partir de abril não são só alguns produtos alimentícios que vão subir de preços, mas também bebidas como uísque, produtos de papel, eletrodomésticos, lâmpadas, energia elétrica, gás, pedágio e outros.
Publicidade
Nem tudo é possível estocar na despensa, mas há diversos itens de uso diário que vale a pena comprar antes dos primeiros dias de abril, por causa da guerra da Rússia na Ucrânia e também porque os fabricantes vão reajustar os preços.
Produtos do cotidiano
Os primeiros itens que podem ser estocados são lenço de papel, papel higiênico e toalha de papel, pois são produtos que são armazenáveis. Se tem bebê ou criança pequena, pode comprar fraldas e estocar.
Fotos: Yamada Denki e Yahoo! Shopping
Se é do tipo que não fica sem pastas como espaguete e outros tipos de macarrão, pode fazer um estoque pois são produtos cujo prazo de validade é grande.
Para acompanhar o macarrão, é indispensável ter em casa os molhos ketchup e os de tomate. Esses também vão subir, portanto, pode comprar um pouco para estocar.
A farinha de trigo não pode ficar armazenada muito tempo. Mas, se gosta de preparar bolos, doces e pães, comprar um pouco a mais do que o normal pode resultar em economia, pois ainda não se sabe como ficará o ataque russo na Ucrânia. O óleo de cozinha é outro produto que pode ser comprado, mas também não em grande quantidade.
Se consome bastante macarrões instantâneos também pode estocar um pouco, pois a Nissin, por exemplo, já informou que aumentará os preços a partir de 1.º de junho.
Eletrodomésticos: aproveite agora
O uísque vai ter preços ajustados por causa do custo da logística. Como o prazo de validade é longo, pode comprar para estocar.
A Panasonic e a Sony já informaram sobre o aumento de preços de eletrodomésticos. Se pretende substituir algum da casa, para o do tipo que economiza energia elétrica – shoene em japonês – a oportunidade é agora.
São geladeira, máquina de lavar, aparelho de ar-condicionado, aparelho de tevê, luminárias e lâmpadas fluorescentes. Essas últimas poderão ter aumento de 30%, por isso, vale a pena deixar comprado o número suficiente para reposição, pois duram muito. A Sony informou sobre aumento de preços nas suas câmeras digitais, fones de ouvidos e outros.
Vale lembrar que os novos preços serão aplicados a partir dos produtos expedidos em 1.º de abril. Portanto, até chegarem às lojas e supermercados deverá ser de 2 em diante.
Fontes: Foods Channel, Jetro, With e Taishu