Conforme as equipes militares da Coreia do Sul e EUA previam na terça-feira (15), ocorreu o lançamento de um míssil balístico na manhã de quarta-feira (16), pela Coreia do Norte.
O lançamento foi confirmado pelo MOD-Ministério da Defesa do Japão, antes das 10h, o qual informou que está se apressando para verificar onde caiu e se houve danos.
Somente este ano já foram realizados 10 disparos e este foi o segundo em março, depois do dia 5.
=Atualização= O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Coreia do Sul revelou que o país vizinho lançou um projétil de um local próximo a Sunang, onde fica o aeroporto internacional, nos arredores da capital Pyongyang, por volta das 9h30 de quarta-feira, mas falhou pouco depois.
Na quarta-feira, o Exército dos EUA em treinamento na Coreia do Sul divulgou que sua brigada de artilharia está equipada com o sistema de mísseis Patriot, o qual detecta e atinge projéteis.
Essa divulgação incomum foi feita porque os EUA consideram importante restringir a Coreia do Norte, a qual estava se preparando desde segunda-feira para fazer um disparo.
“O aumento dos lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte prejudica a paz e a segurança e desestabiliza o nordeste da Ásia“, divulgou os EUA.
Fontes: NHK e ANN