O forte terremoto de Fukushima na noite de quarta-feira (16), o qual foi a causa de danos humanos e materiais, deixou uma pergunta na cabeça das pessoas. Será o desencadeante do temido Nankai Through?
O professor Takashi Yokota, do Instituto de Tecnologia de Aichi, ex-funcionário da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão e desenvolvedor do sistema de alerta antecipado do terremoto, respondeu a essa pergunta para a reportagem da Nagoya TV.
“Não creio que afete diretamente a Nankai Trough”, respondeu. “A localização é distante, e a escala é pequena, pois foi de 7,4. Nesse sentido, não acho que haverá impacto”, justificou.
O sismólogo e professor Koshun Yamaoka, da Universidade de Nagoia, também respondeu à reportagem da CBC TV. “Basicamente falando, é difícil pensar nisso. A distância é grande, e a magnitude não é grande o suficiente para afetar”, explicou.
“A Calha Nankai está acumulando energia constantemente para o megaterremoto. Precisamos estar preparados”, alertou.
Da mesma forma, o professor Yokota disse que “independente deste terremoto, não sabemos quando irá acontecer o temido. Gostaria de sugerir que fixe bem os móveis como prevenção ao forte abalo”.
Fontes: CBC TV e Nagoya TV