Duas grandes empresas, a Ikea e a H&M, estão temporariamente pausando as operações na Rússia por causa da invasão da Ucrânia.
A Ikea, a maior empresa especializada em móveis do mundo, tem 17 lojas na Rússia.
A companhia disse que o conflito está tendo um “impacto humano imenso, resultando em graves interrupções a redes de fornecimento e condições de comércio”. Como resultado, ela decidiu pausar todas as operações na Rússia, assim como todo o comércio com o país e seu aliado, Belarus.
Dezenas de companhias ocidentais saíram ou suspenderam operações na Rússia em resposta à invasão, às sanções necessárias e a interrupções no fornecimento.
A Ikea disse que 15 mil trabalhadores seriam afetados diretamente pelos fechamentos na região. Contudo, a companhia continuará a pagar os salários a eles, pelo menos por enquanto.
A compahia H&M, que tem 168 lojas na Rússia, disse na quarta-feira (2) que também decidiu fechar temporariamente lojas na Rússia.
“O Grupo H&M se importa com todos os colegas e se junta a todos no mundo que estão pedindo por paz”, disse a varejista da moda sueca em uma declaração.
O vídeo abaixo mostra russos em peso em loja da Ikea após a notícia de suspensão de operações no país.
#Russians in panic buy all the goods in IKEA after its announcement of withdrawal from the #Russian market.#UkraineRussianWar #RussianUkrainianWar pic.twitter.com/Egz1fl9JDP
— Chaudhary Parvez (@ChaudharyParvez) March 3, 2022
Fonte: CNN