Pessoas que contraíram covid-19 estão sob maior risco de serem diagnosticadas com diabetes até 1 ano após se recuperarem, sugere um novo estudo.
Pesquisadores do VA Saint Louis Health Care System descobriram que pessoas que se recuperaram da covid-19 tinham 40% mais probabilidade de desenvolver um novo caso de diabetes comparadas a um grupo de controle.
Isso se traduz a 1 em cada 100 pessoas sob risco aumentado de desenvolver diabetes após infecção por covid-19.
“Isso é difícil de aceitar”, disse o Dr. Ziyad Al-Aly, chefe de pesquisa e desenvolvimento no VA Saint Loius Health Care System, e autor líder do estudo, ao ABC News. Isso vai deixar muitas pessoas com consequências de saúde a longo termo, com as quais elas terão que lidar para sempre e isso é chocante”.
Para o estudo, publicado na segunda-feira (21) no jornal Lancet Diabetes & Endocrinology, a equipe olhou dados de pacientes do Departamento de Assuntos Veteranos dos EUA entre 1º de março de 2020 e 30 de setembro de 2021.
Al-Aly disse que inicialmente a equipe achou que o risco aumentado seria visto apenas entre pessoas que tinham fatores de risco para diabetes, como obesidade, mas as descobertas mostraram que o risco foi evidente em todos os grupos.
Poucas teorias sobre como a covid-19 aumenta o risco de diabetes
Ele acrescentou que há poucas teorias sobre como a covid-19 aumenta o risco de diabetes, embora nenhuma tenha sido provada ou contestada.
Uma teoria é que a covid-19 conduz à inflamação que pode prejudicar a secreção de insulina e sensibilidade.
Uma outra é que o coronavírus pode causar perturbações na composição microbioma e função, que pode levar à diabetes.
Dos pacientes que desenvolveram diabetes, mais de 99% eram do tipo 2, que é a forma mais comum e ocorre quando células se tornam resistentes à insulina – o hormônio que regula o açúcar no sangue.
Fonte: ABC News Go