O Japão está considerando oferecer uma 4ª dose de vacina contra coronavírus neste ano, enquanto um porta-voz do governo diz que uma decisão será tomada com base na gravidade da pandemia.
O jornal Yomiuri disse nesta sexta-feira (11) que se uma decisão for tomada para administrar uma 4ª dose, as vacinas provavelmente seriam fornecidas pela Pfizer e Moderna e que seriam oferecidas neste verão.
O Ministério da Saúde de Israel disse em janeiro que uma 4ª dose de vacina, ou segundo reforço, para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos as deixaram mais resistentes contra doenças graves e duas vezes mais resistentes à infecção.
O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, questionado sobre a reportagem do Yomiuri, disse aos repórteres que o governo teria que considerar a situação da pandemia tanto no país como no exterior.
O mês de fevereiro de 2022 foi o mais fatal do Japão dos dois anos da pandemia, visto que a variante ômicron se espalhou pelo país enquanto muitos entre os vulneráveis da população idosa ainda tendo que receber um reforço.
O Japão se organizou para comprar 93 milhões de doses da Moderna e 130 milhões da Pfizer neste ano.
Além disso, o governo assinou contrato para comprar 150 milhões de doses da vacina da Novavax, a qual está agora sob revisão regulatória.
Fonte: Newswire