Companhias japonesas serão solicitadas a recusarem a exigência da Rússia de que pagamentos, principalmente no setor de energia, sejam feitos em rublos, disse nesta terça-feira (29) o secretário-chefe do Gabinete Hirokazu Matsuno.
A Rússia exigiu na semana passada que países “hostis” pagassem em rublos, e não em euros, pelo seu gás, após os EUA e aliados europeus terem se juntado para aplicar uma série de sanções contra Moscou.
O Japão impôs uma série de medidas punitivas sobre a Rússia pela sua invasão da Ucrânia.
Tóquio também visou o banco central da Rússia, restringiu o acesso ao país no sistema de pagamento internacional Swift, revogou o status de negócios de nação mais favorecida da Rússia e proibiu exportações de equipamento de refinamento de petróleo.
Grandes marcas japonesas, incluindo a Toyota, Honda, Nintendo e Sony suspenderam exportações para a Rússia citando preocupações com a logística, redes de fornecimento e segurança.
O Japão, um dos aliados asiáticos mais próximos dos EUA, adotou uma linha mais dura contra Moscou do que outros países na região, a maioria dos quais se negou a atribuir culpa a um dos lados no conflito.
Além do Japão, apenas a Coreia do Sul, Singapura e Taiwan anunciaram sanções contra Moscou.
Fonte: Nippon