O iene caiu em relação ao dólar americano no mercado de câmbio na terça-feira (22), atingindo temporariamente o nível de 120,03 a 120,08 ienes por dólar. A moeda japonesa desvalorizou a esse nível pela primeira vez em 6 anos e 1 mês. Ou seja, desde fevereiro de 2016.
As taxas de juros de longo prazo dos EUA subiram e os preços dos títulos caíram, conforme o presidente Jay Powell, do FRB-Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos, sugeriu em um discurso, na segunda-feira, que ele poderia aumentar as taxas significativamente dependendo da situação em resposta à inflação.
A venda de ienes e a compra de dólares progrediram, refletindo o aumento do diferencial das taxas de juros entre o Japão e os Estados Unidos.
No mercado dos EUA, na segunda-feira, o rendimento dos títulos do governo de 10 anos, que é um indicador das taxas de juros de longo prazo, subiu temporariamente para o nível de 2,3%, o mais alto em 2 anos e 10 meses desde maio de 2019.
A intenção de Powell de não descartar um aumento de 0,5% na taxa acelerou a venda de títulos. Enquanto o FRB suspendeu sua política de taxa de juros zero, o Banco do Japão continuou a flexibilização monetária em larga escala, e as diferenças nas atitudes da política monetária também estão incentivando a venda de ienes e a compra de dólares.
Fontes: JNN e Nikkei