Primeiras flores de cerejeira em Shizuoka

Com esse anúncio, em uma semana é possível que as cerejeiras estejam no ápice da floração. Veja uma dica de passeio gratuito em Kakegawa.

As primeiras flores de sakura do observatório (SATV)

O Observatório de Meteorologia de Shizuoka informou na segunda-feira (21) a primeira floração da sakura. 

Publicidade

Foram observadas 10 flores desabrochadas na cerejeira da variedade Someiyoshino plantada no pátio do observatório, em Tsuruga-ku, cidade de Shizuoka

Elas floresceram 3 dias antes da data normal e 1 dia antes em comparação ao ano passado. Assim, em uma semana  a 10 dias poderá ocorrer o ápice da floração, não só na capital da província como em outras cidades. 

Cerejeiras floridas em Kakegawa

Variedade Kakegawazakura (SUT TV)

Enquanto as da variedade Someiyoshino não florescem, que tal apreciar a Kakekawazakura? Ela é graciosa, tem a particularidade das flores voltadas para o chão e um tom de rosa um pouco mais acentuado do que a mais popular.

Cerca de 300 árvores são plantadas em ambas as margens do rio Saka (Sakagawa), próximo ao Castelo de Kakegawa (Shizuoka).

O passeio é gratuito e à noite tem iluminação.

Aproveite!

Passeio pela margem do rio para apreciar a sakura (SUT TV)

Fontes: SUT TV e SATV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Por que o Equinócio da Primavera é feriado no Japão

Publicado em 21 de março de 2022, em Tradições do Japão

Não são todos os países do Planeta que têm essa data em vermelho no calendário.

Pássaro uguisu na primavera (Flickr)

A segunda-feira (21) é data vermelha no calendário do Japão, por ser o Dia do Equinócio da Primavera

Publicidade

Mas nem todos os países estabelecem essa data – Dia do Ponto Vernal – um feriado nacional. Segundo a lei relativa aos feriados, é para que a população louve a natureza e cuide dos seres vivos.

Nesta data, o dia tem horário equivalente ao da noite e a temperatura começa a subir. Também se vê o verde brotando e as flores desabrochando por todo o país. Por isso, parece ser um ótimo dia para sair e contemplar a natureza!

Há um costume, desde a antiguidade, de além da apreciação da natureza e de todos os seres vivos, também reverenciar os entes queridos, os ancestrais. No budismo, pensa-se que o aquele mundo está no oeste e o atual está no leste, chamado de “higan”.

No dia do equinócio da primavera, o sol nasce no leste e se põe no oeste, na mesma proporção. Por isso, o ensinamento é de que este mundo (vida) e o outro mundo (morte) ficam mais próximos um do outro. Independente da filosofia budista, unir as mãos para agradecer pela existência dos seres queridos que já se foram faz bem.

Por que se come botamochi

No Japão há uma iguaria chamada botamochi, preparada com bolinho de arroz para mochi e coberta com anko, o doce do feijão azuki.

Desde a era Edo o povo tem o costume de saboreá-lo. O botamochi é um pouco maior do que o ohagi, quase a mesma coisa, o qual se come no outono. Essa é a diferença básica.

Botamochi no equinócio da primavera (Wikimedia)

De acordo com uma teoria, diz-se que a cor vermelha tem um efeito de amuleto para evitar desastres desde os tempos antigos. O feijão azuki vermelho tem sido usado para festivais em combinação com arroz, que simboliza uma boa colheita.

Na semana equinocial, o botamochi e o ohagi foram dedicados a dissipar as más coisas e confortar os espíritos de nossos ancestrais.

Portanto, se encontrar botamochi no supermercado pode comprar para se servir como faziam os nossos ancestrais. 

Fontes: Yahoo!, Kanro e Domani

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!