Vladimir Putin demitiu 8 principais generais, furioso com o ritmo lento da invasão na Ucrânia, de acordo com uma reportagem do UK Metro na quinta-feira (10).
Oleksiy Danilov, chefe do conselho de segurança da Ucrânia, disse que 8 comandantes russos foram demitidos desde o início do conflito em meio a perdas pesadas no campo de batalha.
Dizem que Putin também está enfurecido com líderes do Serviço Federal de Segurança – FSB por entregarem a ele informações sugerindo que a Ucrânia era fraca, repleta de grupos neo-nazistas e que desistiria facilmente se atacada.
Philip Ingram, ex-alto funcionário da inteligência britânica, disse ao site The Times que Putin obviamente está “muito furioso” e culpando suas agências de inteligência.
“Ele as culpa por semear conselhos que levaram à desfavorecida tomada de decisão na Ucrânia”, disse ele.
A tomada de decisão deficiente levou a Rússia a sofrer muito mais fatalidades do que ela esperava em seu ataque que agora chega a duas semanas.
Danilov disse que a “desesperada” Moscou agora mudou para uma tática diferente ao trocar a liderança.
A Ucrânia acredita que a Rússia perdeu até 12 mil homens em uma quinzena. A inteligência europeia coloca o número em posição inferior, entre 6.000 e 9.000, e os EUA ainda menos, em até 3.000.
Fonte: Metro UK