O presidente da Rússia, Vladimir Putin, planeja participar da cúpula do G20 no fim de outubro, disse a embaixadora do país na Indonésia, Lyudmila Vorobieva, enquanto chama a reação do Ocidente à guerra na Ucrânia de “desproporcional”, de acordo com reportagens.
A cúpula está programada para acontecer em Bali, na Indonésia, no fim de outubro.
Os EUA e seus aliados aplicaram sanções pesadas sobre a Rússia destinadas a paralisar sua economia e isolá-la do resto do mundo após a invasão de Putin na Ucrânia.
A Rússia também foi acusada pelos EUA e outros de “crimes de guerra” porque tropas russas frequentemente direcionaram infraestruturas civis, incluindo uma maternidade.
O Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse na terça-feira (22) que os EUA planejam discutir com aliados se vão barrar Putin do G20 enquanto Biden está na Europa.
Discussões iminentes incluirão se Putin será expulso do G20 de forma definitiva, assim como ele foi excluído do G8 (agora G7) em 2014 após a anexação da Crimeia, divulgou a Reuters, citando fontes.
Além da Rússia, outros membros do G20 incluem Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Arábia Saudita, Coreia do Sul, África do Sul, Turquia, Reino Unido, EUA e União Europeia. A Espanha é uma convidada permanente.
Em cúpulas do G20, líderes mundiais abordam questões globais como economia, saúde, clima e segurança.
Putin não viajou para a última cúpula do G20 realizada em Roma, na Itália, em outubro de 2021 por causa da pandemia de coronavírus, mas participou de forma virtual.
Fonte: Fox News