O Ministério de Relações Exteriores da Rússia diz que está suspendendo negociações de tratado de paz com o Japão em resposta às sanções impostas por Tóquio em reação à invasão da Ucrânia.
Em uma declaração emitida na segunda-feira (21), o ministério diz que Moscou não tem a intenção de continuar com negociações de tratado de paz porque é impossível discutir um documento fundamental sobre relações bilaterais com um estado que mantém uma posição explicitamente hostil.
O ministério também disse que a Rússia vai se retirar de um diálogo com o Japão sobre atividades econômicas conjuntas sobre quatro ilhas.
A Rússia controla as ilhas. O Japão as reivindica e as chama de Território do Norte. O governo japonês mantém que as ilhas são uma parte inerente do território do país, dizendo que elas foram ilegalmente ocupadas após a 2ª Guerra Mundial.
O ministério de relações exteriores russo diz que Moscou também suspenderá trocas de isenção de visto entre cidadãos japoneses e moradores das ilhas, assim como visitas por antigos residentes japoneses a sepulturas no local.
Toda a responsabilidade, diz o ministério, por prejudicar a cooperação bilateral e interesses do Japão se apoia em Tóquio, que ele afirma ter escolhido tomar uma posição anti-Rússia.
O Japão impôs sanções contra a Rússia em uma medida junto a outros membros do G7.
O país revogou o status da Rússia de nação mais favorecida e congelou bens do presidente Vladimir Putin e de outros oficiais do governo russo, entre outras sanções.
Fonte: NHK