A Ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, informou que seu país enfrenta o ataque russo, desde 24 de fevereiro, e que em 9 dias de combate o Kremlin já perdeu mais de 9 mil homens do seu exército.
Em particular, de 24 de fevereiro a 4 de março, os invasores perderam: 33 aviões, 37 helicópteros, 251 tanques, 939 veículos blindados de combate, 18 unidades de defesa aérea, 50 MLRS, 404 veículos, 60 tanques de combustível, 105 sistemas de artilharia, 3 operacionais e UAVs táticos e 2 lanchas de alta velocidade.
O Ministério da Defesa da Ucrânia observa que os dados estão sendo esclarecidos, os cálculos são complicados pela alta intensidade das hostilidades.
Mais aviões e helicópteros da Rússia abatidos
Na sexta-feira (4) o Comando das Forças Armadas da Ucrânia informou, através do Facebook, que somente nessa data os invasores russos perderam mais 3 aeronaves de ataque Su-25. Dois deles – na região de Chernihiv, um – perto de Volnovakha, região de Donetsk.
Além disso, segundo o Comando, mais 3 helicópteros das tropas russas fizeram seu último voo em 4 de março.
“Assim, durante os nove dias de guerra, as unidades de defesa aérea da Ucrânia já destruíram pelo menos 39 aviões russos e 40 helicópteros“, diz o comunicado, atualizando as informações do ministério de defesa.
Fonte: Ukrinform