Uma aeronave do governo japonês, que partiu da Polônia com 20 refugiados da Ucrânia, chegou ao aeroporto de Haneda pouco depois das 11h na terça-feira (5).
Até agora, o Japão recebeu refugiados da Ucrânia que têm parentes ou amigos, mas algumas dessas 20 pessoas não têm nenhum conhecido no país.
Os ucranianos que chegaram tiveram resultado negativo para o teste PCR, antes de deixar a Polônia, mas serão testados novamente.
As pessoas que têm parentes no Japão aguardarão 3 dias em casa e, se o testar negativo no terceiro, poderão iniciar nova vida por aqui.
Por outro lado, os ucranianos sem parentes ou amigos aguardarão 3 dias nas acomodações designadas pela estação de quarentena. Depois de testarem negativo serão transferidos para um hotel preparado pelo governo.
Espera-se que o suporte subsequente seja entregue aos governos e empresas locais de acordo com as necessidades dos refugiados.
O Ministro das Relações Exteriores, Yoshimasa Hayashi, o qual esteve na Polônia, e chegou em uma outra aeronave do governo, declarou que “vamos nos esforçar para fornecer o suporte necessário e espero que as pessoas possam viver com tranquilidade no Japão”. Em relação ao critério de escolha dessas 20 pessoas disse que foram as quais tinham dificuldade para viajarem por conta própria.
Até domingo (3) já chegaram ao Japão 404 ucranianos refugiados, os quais já estão na casa dos parentes ou das providenciadas pelos governos locais que se dispuseram a recebê-los.
Fontes: NHK e NNN