A bicicleta para esse artesão, artista e engenhoso brasileiro tem o sinônimo de liberdade. E ele quis harmonizar o ser humano com a natureza usando bambu no quadro da bicicleta ao invés dos metais.
Foi tema do programa de documentário LIFE 〜夢のカタチ〜 (lê-se Life, Yume no Katachi), da TV ABC de Osaka, exibido no sábado. Esse programa destaca os momentos brilhantes da vida com a palavra-chave sonho.
O destaque do programa foi o nikkei brasileiro de terceira geração Gerson Aisawa Hara (ハラ・ジェルソン・アイザワ), o qual tem uma oficina muito especial em Sumiyoshi-ku, cidade de Osaka (província homônima).
Segundo ele, veio ao Japão com 22 anos, em busca de suas raízes. Portanto, já passou metade de sua vida na terra dos ancestrais.
Depois de chegar ao Japão, conseguiu um emprego relacionado à soldagem, mas ficou fascinado com a beleza do bambu japonês e mudou seu trabalho para o paisagismo. Além disso, queria fazer algo de bambu, e ligou uma coisa com a outra, ou seja, sua paixão pelos pedais desde criança, conforme descreve na página web de seu ateliê.
Em 2007 montou sua oficina, batizada como GerWorks. Usa o bambu para fazer os quadros de bicicletas, pois é um material natural, leve, forte e flexível.
A estrutura de bambu que absorve a vibração tem excelente qualidade de condução e passou no teste de resistência padrão mundial. As bicicletas de Gerson são amadas por muitos ciclistas.
Ele contribui com o usuário encontrando a menor maneira de curtir o ciclismo com segurança, conforto e estilo, descreve na página web.
O design especial pode ser único, na cor, tamanho e acessórios. E, por falar em cor, as bikes do brasileiro são incríveis, e além disso, o ciclista tem 5 anos de garantia com sua bike exclusiva, de acordo com o gosto e pedido do cliente.
Para conhecer suas obras de arte casadas com tecnologia acesse sua página web (em inglês) tocando aqui. Ou caso queira ver algo no Instagram toque aqui.
Fonte: ABC Japan