Foto: Serhiy Haidai, da Administração Estatal Regional de Luhansk via Telegram
Na terça-feira (5) de manhã na Ucrânia e por volta das 17h30 no horário do Japão, Serhiy Haidai, da Administração Estatal Regional de Luhansk, postou uma informação de urgência para a população da cidade de Rubizhne, após o ataque do exército russo em um tanque de ácido nítrico.
Publicidade
Pediu aos moradores que não saiam dos abrigos antiaéreos e os que estão nas residências fechem as portas e janelas, e explicou o motivo.
O ácido nítrico é perigoso quando inalado, ingerido e em contato com a pele e membranas mucosas. O envenenamento fraco pode causar bronquite, bronquiolite leve, tontura e sonolência. O envenenamento mais grave pode levar a edema pulmonar.
Quando aplicado topicamente nos olhos, o ácido nítrico causa danos graves com extensa necrose da córnea e da conjuntiva, levando à perda da visão.
“As máscaras de gás são usadas para proteger contra o vapor e a fumaça do ácido nítrico. Por favor, preparem máscaras faciais molhadas”, clamou Haidai. Pediu encarecidamente, pois com a explosão levantou-se uma grande chama e fumaça tóxica.
O ácido nítrico é uma matéria-prima amplamente utilizada nas indústrias que fabricam fertilizantes, explosivos e plásticos.
A cidade também foi atacada pelos russos, eclodindo prédios de apartamentos e casas, gerando vítimas ucranianas.
Foto: Serhiy Haidai, da Administração Estatal Regional de Luhansk via Telegram
Fontes: Ukrinform e Telegram