O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky discursará virtualmente no Conselho de Segurança das Nações Unidas pela primeira vez nesta terça-feira (5) em uma reunião que certamente focará no que parece ser deliberados massacres disseminados de civis por tropas russas.
Os mortos foram descobertos após a retirada de forças russas de uma cidade nos arredores da capital, Kiev, e isso espalhou indignação global e negações veementes do governo russo de que ele era responsável.
O Reino Unido, que sedia a presidência do conselho neste mês, anunciou no fim de segunda-feira (4) que Zelensky falaria na reunião aberta convocada para terça-feira a fim de discutir a situação na Ucrânia.
Vídeos e fotos de ruas na cidade de Bucha com corpos espalhados do que pareciam ser civis, alguns com as mãos amarradas para trás, levaram à indignação global, pedidos para sanções mais rigorosas sobre a Rússia e sua suspensão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
De acordo com a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, os corpos de 410 civis foram removidos de Bucha e de outros locais na área de Kiev que foram recentemente retomados das tropas russas.
Fonte: Asahi