Uma rede de TV taiwanesa pediu desculpas na quarta-feira (20) por “causar pânico público” após anunciar erroneamente uma série de alertas dizendo que a China havia iniciado ataques contra a ilha.
As 23 milhões de pessoas de Taiwan vivem sob constante ameaça de uma invasão pela China, que vê a ilha democrática autogovernada como parte de seu território a ser retomado um dia, por força se necessário.
A Chinese Television System (CTS) sediada em Taipei espalhou alarme após transmitir vários alertas de notícias incluindo “a cidade de Nova Taipei atingida por mísseis guiados das forças armadas comunistas” e “embarcações explodiram, instalações e navios danificados no porto de Taipei”.
A rede atribuiu o erro a funcionários que transmitiram por engano conteúdo de exercícios de prevenção de desastres cuja produção foi encomendada pelo departamento de bombeiros da cidade de Nova Taipei.
“A CTS pede sinceras desculpas por esse erro grave ter causado pânico entre o público e problemas a unidades relevantes”, disse a companhia em uma declaração.
Os falsos alertas de guerra ocorreram em uma época de medo intenso em Taiwan criados pela invasão russa na Ucrânia e preocupações de que a China possa um dia seguir de forma similar com ameaças de anexar seu vizinho menor.
A CTS disse que transmitiu correções e pediu desculpas em vários canais, acrescentando que “punirá severamente” os responsáveis após iniciar uma investigação interna.
Alguns usuários da internet reagiram com irritação, mas não houve sinal de pânico em massa nas ruas de Taipei na manhã de quarta-feira.
Fonte: Daily Mail