O preço médio das transações de carros usados no Japão caiu significativamente em relação a fevereiro, quando atingiu o mais alto de todos os tempos.
Em fevereiro o preço médio dos carros usados ultrapassou 1 milhão de ienes pela primeira vez na história. No entanto, em março teve uma queda de 95 mil, ficando na média de 911 mil ienes, analisou a USS, com sede em Tokai (Aichi), uma das maiores empresas de leilão de veículos de segunda mão do país.
Após abril de 1999, quando se iniciou a estatística, foi a primeira queda significativa desde março de 2020, quando começou a epidemia do novo coronavírus.
A principal razão para isso é que as sanções econômicas contra a Rússia reduziram significativamente o número de carros usados exportados para o país que continua atacando a Ucrânia, o maior destino de exportação.
O preço médio caiu mas ainda os usados estão caros
A Yamagin Trading, com sede em Tóquio, a qual faz exportação de carros usados, enviava anteriormente de 200 a 300 unidades por mês para a Rússia. Porém, em março, após a invasão, caiu 90% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
No entanto, o preço médio da transação é 22% maior do que em março do ano passado. As fontes do mercado acreditam que enquanto persistir a redução da produção dos carros novos por causa da escassez de semicondutores, continuará o reflexo no mercado de usados.
Fontes: ANN e Asahi