O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um pronunciamento para informar sobre a situação deixada pelo exército russo, antes da sua retirada dos subúrbios de Kiev, no sábado (2).
“Centenas de pessoas foram mortas. Civis foram torturados e executados. Cadáveres nas ruas. Área minada. Mina encontrada até nos cadáveres”, declarou, ao dizer que antes dos soldados russos deixaram Bucha – na região metropolitana – e outras cidades, mas antes, minaram essas cidades.
Em um discurso triste, o presidente Zelensky questionou porque os civis foram torturados e executados. Chamou os soldados de assassinos, torturadores, estupradores e saqueadores.
“Quero que cada mãe de cada soldado russo veja os corpos das pessoas mortas em Bucha, em Irpin, em Hostomel. O que eles fizeram? Por que eles foram mortos? O que o homem que estava andando de bicicleta na rua fez? Por que civis comuns em uma cidade pacífica comum foram torturados até a morte? Por que as mulheres foram estranguladas depois que seus brincos foram arrancados de suas orelhas? Como as mulheres podem ser estupradas e mortas na frente de crianças? Como seus cadáveres poderiam ser profanados mesmo após a morte? Por que eles esmagaram os corpos das pessoas com tanques? O que a cidade ucraniana de Bucha fez à sua Rússia?”, disse.
Os moradores dessas cidades foram orientados a tomar cuidado até que a segurança fosse garantida.
Fontes: Ukrinform e Asahi