Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Gatos sabem o nome dos outros com quem convive

| Sociedade

Esse experimento pioneiro sobre o aprendizado do idioma mostrou que os gatos sabem o nome dos seus companheiros e também identificam seu dono.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
gatos

Imagem meramente ilustrativa (Wikimedia)

Um grupo de pesquisa das Universidades de Quioto e de Azabu realizou um experimento com gatos para explorar o quanto aprendem a linguagem humana, e o resultado foi que eles sabem os nomes dos bichanos que vivem na casa.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Para descobrir se os gatos entendem a linguagem humana, usaram o mesmo método de pesquisa psicológica em bebês humanos. Os resultados mostraram que ao fazerem ouvir o áudio da gravação do nome relacionado com a imagem, quando não havia relação os bichanos ficavam mais tempo olhando para a tela.  

O experimento foi realizado tomando como alvo 19 gatos de lares criados com 3 ou mais. Para cada um deles mostrava-se a imagem do colega com quem convive, na tela do dispositivo, e a voz humana falava o nome. Em um segundo olhava para a imagem, demonstrando que sabiam o nome do outro gato.  

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Além disso, foi usado o mesmo método para verificar em relação ao seu dono. Embora não houvesse diferença clara, verificou-se que quanto maior o número de membros da família morando juntos e quanto maior o período de convívio, maior a probabilidade de saber do nome do dono.

Saho Takagi, pesquisadora da Universidade de Azabu, disse: “Fiz o experimento porque gosto de gatos. Este é o primeiro resultado da exploração sobre o aprendizado dos bichanos. Eles ouvem atentamente as palavras”.  

Explicou que há algumas pessoas que dizem que os gatos não se acostumam com o novo lar ou que não se apegam, mas “esse é um engano, pois eles prestam atenção ao que falam e ficam atentos ao conteúdo também. Isso ficou muito claro no processo desta pesquisa”, disse.

Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo