O número de nascimentos no Japão caiu pelo 14º ano consecutivo, para uma nova baixa, mostram dados do governo, com pouco sinal de melhoria nos últimos meses.
Resultados preliminares para o ano fiscal de 2021 indicam uma diminuição de 1.3% no ano para 842.131 nascimentos, disse o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar na terça-feira (24).
Os dados abrangem o ano que terminou em março de 2022, quando a pandemia de coronavírus pesou na vida social em um país onde políticos já estavam enfrentando dificuldades para encorajar a formação de novas famílias.
O número de casamentos, um fator chave que determina futuros nascimentos, caiu 0.6%, para 525.273.
O Japão suspendeu a maioria de suas restrições relacionadas ao coronavírus, mas a economia passa por uma recuperação lenta, e muitas pessoas ainda estão sentindo os efeitos de salários perdidos durante a pandemia.
O Japão em envelhecimento também enfrenta uma escassez ligada a menos pessoas entrando para a força de trabalho.
Mesmo se as medidas de suporte do governo tiverem sucesso e o número de nascimentos melhorar, levaria cerca de 20 anos para uma nova geração começar a repor os trabalhadores necessários na construção, área da saúde e outros campos.
Fonte: Asia Nikkei