Uma salamandra gigante com mais de 1 metro de comprimento foi encontrada no rio Ado em Kutsuki Chiba, cidade de Takashima (Shiga).
A salamandra-gigante-do-Japão (オオサンショウウオ) é o segundo maior anfíbio da Terra, cujo tamanho pode chegar a 1,5 metros de comprimento.
Segundo o anúncio de domingo (1.º) a salamandra gigante foi encontrada em um canteiro de obras de beneficiamento do rio, encomendado pela província, na margem esquerda do rio Azumi. Na manhã de 25 de abril, os trabalhadores a levaram para uma poça.
Um responsável da província entrou em contato com os órgãos relevantes. O Instituto de Biotecnologia de Nagahama, cidade homônima (Shiga), está trabalhando na investigação dessa salamandra gigante.
Segundo o professor Osamu Saito da instituição, embora não tenha sido medida com precisão, tem 1,2 metro de comprimento, e será pesquisada, realizando análise genética, para verificar se é uma espécie nativa ou híbrida. Ele afirmou que é raro encontrá-la em terra.
Segundo o responsável pela Divisão de Bens Culturais da Cidade, 75 anos, é a primeira vez que se encontra uma salamandra gigante, nativa do Japão, nesse rio.
Fonte: Kyoto Shimbun