A BioNTech da Alemanha, a parceira da Pfizer em vacinas contra covid-19, disse na quarta-feira (29) que as duas companhias iniciariam no segundo semestre deste ano testes em humanos de doses de próxima geração que protegem contra uma ampla variedade de coronavírus.
O trabalho experimental nas doses que vão além da atual abordagem inclui aquelas com reforço de células T, designadas a proteger primariamente contra doença severa se o vírus se tornar mais perigoso, e as pan-coronavírus que protegem contra a família mais ampla de vírus e suas mutações.
As duas parceiras, fabricantes da vacina contra covid-19 mais usada no Ocidente, estão atualmente discutindo com reguladoras versões melhoradas de sua dose estabilizada para melhor proteger contra a variante ômicron e suas sublinhagens.
A mutação persistente do vírus em novas variantes que escapam mais facilmente da proteção da vacina, assim como diminuição da memória imune humana, acrescentaram urgência à busca de companhias, governos e órgãos da saúde por ferramentas mais confiáveis de proteção.
Fonte: Channel News Asia