Cientistas no Japão criam dedo de robô com ‘pele humana’

Ela pode ser regenerada se danificada, podendo levar ao desenvolvimento de robôs cuja pele tem uma textura similar à de humanos.

A pele pode ser regenerada se danificada (YouTube/France 24 Eng)

Um dedo robótico coberto com pele de tecido artificial cultivada a partir de células vivas foi desenvolvido com sucesso por um grupo de cientistas liderado por Shoji Takeuchi, professor de engenharia de máquinas da Universidade de Tóquio.

Publicidade

A pele pode ser regenerada se danificada. Isso provavelmente levará ao desenvolvimento de robôs cuja pele tem uma textura similar à de humanos.

O dedo do robô tem cerca de 1cm de diâmetro e 5cm de comprimento. Sua superfície é coberta com células cultivadas de pele humana.

Os cientistas desenvolveram o método de cultura para produzir duas partes diferentes que formam a pele: a epiderme para a superfície e derme sob ela.

A pele cultivada tem 1,5mm de espessura. Ela é forte o suficiente para não romper mesmo se o dedo for dobrado ou esticado em qualquer uma de suas três juntas. Se a superfície for cortada ou danificada, a pele pode se reparar sozinha ao ter uma folha de colágeno colada nela e ser imersa em uma solução cultivada.

A pele não é destinada para uso a longo termo porque ela não tem vasos sanguíneos para fornecer nutrição.

“Gostaríamos de melhorá-la ao adicionar nervos e vasos sanguíneos no futuro”, disse Takeuchi.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

TSMC abre centro de desenvolvimento de semicondutores de ponta em Ibaraki

Publicado em 27 de junho de 2022, em Sociedade

O governo japonês está cooperando com a TSMC para aumentar o nível de sua tecnologia de fabricação e desenvolvimento.

A TSMC Japan 3DIC R&D Center fica dentro do Instituto Nacional de Ciência Industrial e Tecnologia Avançada (banco de imagens)

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) abriu um centro de desenvolvimento de tecnologia de semicondutores de ponta em Tsukuba (Ibaraki).

Publicidade

O governo japonês ofereceu um subsídio de cerca de ¥19 bilhões para atrair a maior fabricante de chips por contrato do mundo, o qual usará o centro para pesquisa, tecnologia de fabricação, ou pós-processamento, que afeta a performance de semicondutores.

A instalação da subsidiária da TSMC, a TSMC Japan 3DIC R&D Center fica dentro do Instituto Nacional de Ciência Industrial e Tecnologia Avançada, uma corporação de pesquisa e desenvolvimento sob a jurisdição do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

O governo japonês está cooperando com a TSMC para aumentar o nível de sua tecnologia de fabricação e desenvolvimento, que fica atrás daquela de companhias estrangeiras.

Ele também fornecerá até ¥476 bilhões ao Grupo Sony e outras companhias para construir uma planta de semicondutores avançados na província de Kumamoto.

Na cerimônia de inauguração na sexta-feira (25), o chefe executivo da TSMC, C.C. Wei, disse que Taiwan e Japão têm importantes ligações na rede de fornecimento global de chips.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!