A Nihonbashi (Ponte Japão) verá a luz novamente no ano fiscal de 2040, com o trabalho sendo iniciado para remover uma via expressa sobre o marco histórico em Tóquio.
A Metropolitan Expressway Co. convidou a mídia nesta sexta-feira (24) para ver o trabalho de remoção da via expressa elevada, que foi redirecionada para o subterrâneo como parte de um projeto de renovação de ¥320 bilhões (US$2,3 bilhões).
A Nihonbashi original, construída em 1963, era o terminal leste da estrada Tokaido que ligava Tóquio, então conhecida como Edo, a Quioto.
A atual ponte de pedra construída em 1911 é uma propriedade cultural nacional designada.
Residentes locais protestam há muito tempo que a via expressa estraga a vista da ponte de 49 metros. Um ex-ministro da Terra prometeu em 2001 redirecionar a passagem superior na área de Nihonbashi, um distrito de compras de alta escala, mas o plano não procedeu até 2018 devido ao alto custo.
A via expressa foi construída como parte de uma rede que conectava locais das Olimpíadas de Tóquio de 1964 com o Aeroporto de Haneda.
A Metropolitan Expressway planeja construir um túnel subterrâneo de 1,1Km na área enquanto remove a via expressa até março de 2041.
O projeto cobre um trecho de 1,8Km da via expressa entre a junção Kandabashi perto da estação de Tóquio e a junção de Edobashi.
Fonte: News and Culture