O governo japonês planeja fornecer assistência necessária para o Afeganistão, disse um porta-voz do governo nesta quinta-feira (23), após um terremoto no país ter matado pelo menos mil pessoas e deixado mais de 1,5 mil feridas.
O vice-secretário chefe do Gabinete, Seiji Kihara, disse em uma coletiva de imprensa habitual que o governo estava coordenando medidas para “fornecer suporte prontamente”, assim como avaliar a situação para compreender as necessidades locais.
O desastre humanitário ocorre em uma época difícil para o país governado pelo Talibã, atualmente nas dores da fome e crises econômicas.
O forte terremoto ocorreu à 1h24 (hora local) de quarta-feira (22) a cerca de 46Km a sudoeste da cidade de Khost, que fica perto da fronteira do país com o Paquistão, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), a uma profundidade de 10Km.
A maioria das mortes foi na província de Paktika, nos distritos de Giyan, Nika, Barmal e Zirok, de acordo com o Ministério do Estado para Gestão de Desastres.
Fonte: U.S.News , CNN