Um jornalista inglês e um indigenista brasileiro desapareceram em uma região remota da floresta amazônica após receberem ameaças, disseram autoridades e grupo de direitos humanos não indígenas na segunda-feira (6), temendo pela segurança de ambos.
O correspondente estrangeiro veterano Dom Phillips, de 57 anos, desapareceu enquanto pesquisava um livro no Vale do Javari com o respeitado indigenista Bruno Pereira, disse o The Guardian, onde Phillips vinha sendo um colaborador de longa data.
A dupla havia viajado de barco até o Lago do Jaburu, perto da fronteira do Brasil com o Peru, e era esperado que retornassem para a cidade de Atalaia do Norte por volta das 9h de domingo (5), disseram dois grupos de direitos humanos em uma declaração.
Os homens haviam “recebido ameaças em campo” na semana passada, disseram a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIJAVA) e o Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI).
Eles não deram mais detalhes, mas Pereira, um indigenista na FUNAI com grande conhecimento da região, recebia ameaças regularmente de madeireiros e mineradores que tentavam invadir as terras de grupos indígenas isolados.
Fonte: Channel News Asia