O número semanal de pessoas que foram levadas para hospitais de ambulância devido a hipertermia avançou a uma alta recorde para junho, disse a Agência de Incêndios e Gestão de Desastres.
Segundo informações da agência na terça-feira (28), o número chegou a 4.551 na semana até o domingo (26) alta de 3,4 vezes em comparação à anterior. Quatro das vítimas morreram.
A agência, sob o comando do Ministério de Assuntos Internos, começou a registrar tais dados para junho em 2010.
Do total, 2.458 pessoas, ou 54%, tinham idade igual ou superior a 65.
De acordo com a agência, 1.698 pessoas apresentaram sintomas em casa. Outros lugares onde muitas tiveram reações incluíram nas ruas e em espaços públicos, como estações de trem.
Trezentas e dezenove pessoas foram levadas de escolas para os hospitais.
Por província, Tóquio registrou o maior número de pessoas com hipertermia levadas para hospitais, a 458, seguida por Saitama com 397, Aichi com 277 e Osaka com 272.
A estação chuvosa deste ano foi a mais curta em registro em muitas regiões, como a área de Kanto. As temperaturas têm passado de 35ºC em muitos lugares recentemente.
“O calor severo deve continuar neste verão e o número de pessoas levadas para hospitais poderá aumentar”, disse o ministro de Assuntos Internos Yasushi Kaneko em uma coletiva de imprensa, pedindo às pessoas que se mantenham hidratadas e usem o ar-condicionado de fora apropriada.
Fonte: Japan Times