O preço do lítio, um metal raro usado na fabricação de baterias recarregáveis, aumentou em cinco vezes desde abril do ano passado, enquanto a demanda de montadoras cresceu, de acordo com uma pesquisa recente da empresa britânica Argus Media.
Segundo a Argus, os preços também aumentaram para outros metais como cobalto e níquel que são usados para as baterias, as quais contam por cerca de 30 a 40 por cento do preço total dos veículos elétricos.
O crescimento na demanda, junto com a invasão da Rússia à Ucrânia que interrompeu as redes de fornecimento de lítio, provavelmente em troca aumentará os preços dos veículos elétricos em si, tornando os carros já caros ainda menos acessíveis para consumidores e potencialmente atrasando a mudança a partir de carros movidos à combustíveis fósseis.
De acordo com a Argus, o preço do lítio, que geralmente é comercializado em yuan, visto que muitas indústrias relacionadas a baterias estão concentradas na China, aumentou de 89 mil yuans (US$13 mil) por tonelada em abril do ano passado, para 486 mil yuans.
Nos EUA, a Tesla aumentou os preços em toda sua linha no início do ano para passar os custos mais altos de matéria-prima aos consumidores.
Fonte: News and Culture