Atualização às 19h33 de quarta-feira (22) ⇓⇓⇓
Um forte terremoto matou pelo menos 920 pessoas e deixou centenas de outras feridas no Afeganistão, dizem autoridades do Talibã.
Imagens mostram deslizamentos e casas feitas de barro em ruínas na província de Paktika, no leste do país, onde equipes de resgate estão correndo contra o tempo para tratar os feridos.
Em áreas remotas, helicópteros estavam transportando as vítimas para os hospitais.
O líder do Talibã, Hibatullah Akhundzada, disse que centenas de casas foram destruídas e o número de mortos provavelmente vai aumentar.
O vice-ministro para gestão de desastres, Sharafuddin Muslim, disse em uma coletiva de imprensa que pelo menos 920 pessoas haviam morrido e outras 600 ficaram feridas.
O terremoto ocorreu a cerca de 44Km da cidade de Khost no sudeste do Afeganistão depois da 1h30 (hora local) de quarta-feira (22), quando muitas pessoas estavam em casa, dormindo.
Terremotos tendem a causar danos significativos no Afeganistão, onde há muitas áreas rurais com casas que são instáveis ou precariamente construídas.
Tremores também foram sentidos no Paquistão e na Índia.
O Afeganistão é propenso a terremotos, visto que ele fica em uma região tectonicamente ativa, sobre várias falhas geográficas incluindo as de Chaman, Hari Rud, Central Badakhshan e Darvaz.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), a magnitude do terremoto foi de 5,9 a uma profundidade de 10Km.
Em um tuíte nesta quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde disse que suas equipes estavam em solo para resposta de emergência, incluindo para fornecer medicamentos, serviço de traumatologia e condução de avaliações necessárias.
#BREAKING According to the Taliban spokesman, due to last night’s earthquake (magnitude 6.1), hundreds of people killed and wounded in four districts of #Paktika Province of Afghanistan. According to the sources more than 255 people have lost their lives & around 155 are injured pic.twitter.com/26cXbDYhqk
— Ghulam Abbas Shah (@ghulamabbasshah) June 22, 2022
Fonte: CNN