A União Europeia (UE) aprovou um plano para encerrar as vendas de veículos com motores a combustão até o ano 2035 na Europa, anunciou o bloco de 27 membros nesta quarta-feira (29), em uma tentativa de reduzir para zero as emissões de dióxido de carbono.
A medida, proposta pela primeira vez em julho de 2021, significará uma suspensão de fato das vendas de carros movidos a gasolina e diesel, assim como de veículos leves comerciais e uma completa mudança para motores elétricos na UE a partir de 2035.
O plano é destinado a ajudar a alcançar os objetivos do clima do continente, em particular, neutralidade de carbono até 2050.
A pedido de países incluindo a Alemanha e Itália, o bloco também concordou em considerar uma futura aprovação para o uso de tecnologias alternativas como combustíveis sintéticos ou híbridos plug-in.
Enquanto aprovação estaria ligada a atingir a completa eliminação de gases do efeito estufa, as tecnologias vêm sendo contestadas por ONGs ambientais.
Ministros do Meio Ambiente que se encontraram em Luxemburgo também aprovaram um período de extensão de 5 anos de isenção das obrigações relacionadas ao CO2 garantida às chamadas fabricantes “de nicho”, ou aquelas que produzem menos de 10 mil veículos por ano, até o fim de 2035.
Fonte: Channel News Asia