Mais de 50 aeronaves militares dos EUA e Japão sobrevoaram águas perto do arquipélago japonês nesta semana, enquanto as duas nações aliadas mostram um show de força em meio às crescentes tensões na região com a China e a Rússia.
Uma dezena de caças top de linha da Força Aérea dos EUA, os F-22, 4 caças F-35 e 13 caças F-15 participaram dos exercício, disse o Ministério da Defesa do Japão em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (14).
Vinte caças F-15 e F-2 japoneses se juntaram às aeronaves dos EUA, e 3 aeronaves de reconhecimento e suporte dos EUA.
Os caças de ambos os países voaram nos céus sobre o Mar do Japão, Oceano Pacífico e Mar do Leste da China em um esforço para melhorar habilidades táticas e “capacidade de resposta conjunta”, disse o Ministério da Defesa do Japão.
Também nesta semana, aeronaves de patrulha marítima dos EUA e do Japão conduziram um exercício perto das Ilhas Nansei, o território japonês mais próximo de Taiwan e perto das Ilhas Senkaku, a cadeia de ilhas desabitadas também reivindicadas pela China, que se refere a elas como Diaoyus.
A Guarda Costeira chinesa e embarcações navais vêm passando tempo recorde em águas em torno das Senkaku neste ano, de acordo com o ministério japonês.
O Ministério de Relações Exteriores da China disse ao CNN no início deste ano que as patrulhas da Guarda Costeira chinesa nas águas em torno das ilhas eram um “exercício apropriado do direito soberano da China”.
Enquanto isso, navios de guerra chineses e russos vêm aumentando suas presenças em torno do Japão nas últimas semanas.
No fim do mês passado, Tóquio disse que 8 navios chineses e russos foram vistos em águas perto do Japão.
Fonte: CNN