Presidente do Sri Lanka fugiu, renunciou por e-mail e seu país está em estado de emergência

Milhares de pessoas revoltadas com a situação de caos no país exigiram sua destituição ao primeiro-ministro, mas o presidente fugiu e depois renunciou.

Então presidente do Sri Lanka (NHK)

Na sexta-feira (15) o parlamento do Sri Lanka aceitou a renúncia do presidente Gotabaya Rajapaksa, enviada por e-mail, a partir de Cingapura, para onde fugiu.

Publicidade

Inicialmente, ele e sua esposa fugiram para as Ilhas Maldivas na quarta-feira (13) e seguiram para Cingapura no dia seguinte. O casal deixou o país depois que milhares de pessoas invadiram o edifício do gabinete do primeiro-ministro exigindo o afastamento dele. 

Rajapaksa se foi do país deixando as marcas da pior inflação de todos os tempos e o povo revoltado pela falta de alimentos e medicamentos, em uma crise sem precedentes. 

Antes da renúncia, nomeou o primeiro-ministro Ranil Wickremasinghe como Presidente interino. Ele disse que o parlamento deverá eleger um novo presidente dentro de 7 dias.

A renúncia do presidente destruiu o governo do clã Rajapaksa, no poder há mais de 10 anos. No entanto, é imprevisível se o poder será transferido sem problemas e a turbulência pode continuar.

Fontes: NHK, Nikkei e Tokyo Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aeronaves dos EUA e Japão realizam exercício em meio a tensões com a China e Rússia

Publicado em 15 de julho de 2022, em Notícias do Mundo

Caças de ambos os países voaram nos céus sobre o Mar do Japão, Oceano Pacífico e Mar do Leste da China.

Um F-22 A (ilustrativa/banco de imagens)

Mais de 50 aeronaves militares dos EUA e Japão sobrevoaram águas perto do arquipélago japonês nesta semana, enquanto as duas nações aliadas mostram um show de força em meio às crescentes tensões na região com a China e a Rússia.

Publicidade

Uma dezena de caças top de linha da Força Aérea dos EUA, os F-22, 4 caças F-35 e 13 caças F-15 participaram dos exercício, disse o Ministério da Defesa do Japão em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (14).

Vinte caças F-15 e F-2 japoneses se juntaram às aeronaves dos EUA, e 3 aeronaves de reconhecimento e suporte dos EUA.

Os caças de ambos os países voaram nos céus sobre o Mar do Japão, Oceano Pacífico e Mar do Leste da China em um esforço para melhorar habilidades táticas e “capacidade de resposta conjunta”, disse o Ministério da Defesa do Japão.

Também nesta semana, aeronaves de patrulha marítima dos EUA e do Japão conduziram um exercício perto das Ilhas Nansei, o território japonês mais próximo de Taiwan e perto das Ilhas Senkaku, a cadeia de ilhas desabitadas também reivindicadas pela China, que se refere a elas como Diaoyus.

A Guarda Costeira chinesa e embarcações navais vêm passando tempo recorde em águas em torno das Senkaku neste ano, de acordo com o ministério japonês.

O Ministério de Relações Exteriores da China disse ao CNN no início deste ano que as patrulhas da Guarda Costeira chinesa nas águas em torno das ilhas eram um “exercício apropriado do direito soberano da China”.

Enquanto isso, navios de guerra chineses e russos vêm aumentando suas presenças em torno do Japão nas últimas semanas.

No fim do mês passado, Tóquio disse que 8 navios chineses e russos foram vistos em águas perto do Japão.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!