O governo municipal em Yokohama (Kanagawa) está pedindo às pessoas que não joguem baterias de íons de líto (li-ion) misturadas com outros tipos de lixo, visto que elas foram a causa de incêndios na cidade a um ritmo recorde neste ano.
Esses tipos de baterias são usados em dispositivos móveis como smartphones e notebooks, e elas representam risco de incêndio se forem sujeitas a fortes choques externos.
Essas baterias causaram 10 incêndios em Yokohama no ano de 2021.
Só no primeiro semestre de 2022, elas foram a causa de um recorde de 18 incêndios. O Governo Municipal de Yokohama está pedindo aos residentes que se certifiquem de separá-las do lixo comum e ter cuidado ao armazená-las.
Dentre os 18 incêndios causados por essas baterias, cerca de 5 ocorreram após elas serem misturadas ao lixo queimável e inflamado quando esmagadas em caminhões de coleta ou por outras causas.
Como as baterias de íons de lítio ficaram menores, elas estão sendo incorporadas em mais dispositivos, incluindo notebooks, ventiladores móveis, aspiradores de pó de porte pequeno e escovas de dentes elétricas.
Fonte: Mainichi