Detritos de massivo foguete chinês podem cair na Terra, mas ninguém sabe onde

O módulo de laboratório Wentian foi lançado no foguete Long March 5B da Ilha de Hainan às 14h22 (hora local) de domingo (24).

Um foguete da família Lomga Marcha 5 (Wikimédia Commons)

Os detritos do massivo foguete chinês que entregou um novo módulo para sua estação espacial na segunda-feira (25) devem cair na Terra no início da próxima semana, de acordo com o Comando Espacial dos EUA, que está rastreando a trajetória do foguete.

Publicidade

O Long March 5B (Longa Marcha 5B) de 23 toneladas que transportou o módulo de laboratório Wentian, partiu da Ilha de Hainan às 14h22 (hora local) de domingo (24) e o módulo foi encaixado com sucesso junto ao posto avançado orbital da China.

Seu trabalho está feito e o foguete está em uma descida descontrolada em direção à atmosfera da Terra e não está claro onde ele irá cair.

A descida descontrolada marca a terceira vez que o país foi acusado de não gerenciar de forma apropriada detritos espaciais do estágio de seu foguete.

“É um objeto de metal de cerca de 20 toneladas. Embora ele se partirá quando entrar na atmosfera, várias partes, algumas bem grandes, chegarão à superfície”, disse Michael Buers, professor na Universidade de British Columbia e autor de um estudo recente sobre o risco de fatalidades em decorrência de detritos espaciais.

Detritos espaciais representam um risco extremamente mínimo aos humanos, explicou Byers, mas é possível que partes maiores possam causar danos se caírem em regiões desabitadas.

O Comando Espacial dos EUA disse que rastreará a queda do foguete chinês de volta à Terra, de acordo com um porta-voz.

Baseado em variadas condições atmosféricas, o ponto exato de entrada do estágio do foguete na atmosfera da Terra “não pode ser apontado até dentro de horas de sua reentrada”, disse o porta-voz, mas a estimativa é que reentre na atmosfera por volta de 1º de agosto.

Lixo especial, como satélites antigos, reentram na atmosfera terrestre diariamente, embora a maioria passe despercebida porque queimam bem antes de atingir o solo.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aumenta o número de incêndios causados por baterias jogadas junto com lixo comum

Publicado em 27 de julho de 2022, em Sociedade

Só no primeiro semestre de 2022, elas foram a causa de um recorde de 18 incêndios na região de Yokohama.

Baterias li-ion usadas (ilustrativa/banco de imagens)

O governo municipal em Yokohama (Kanagawa) está pedindo às pessoas que não joguem baterias de íons de líto (li-ion) misturadas com outros tipos de lixo, visto que elas foram a causa de incêndios na cidade a um ritmo recorde neste ano.

Publicidade

Esses tipos de baterias são usados em dispositivos móveis como smartphones e notebooks, e elas representam risco de incêndio se forem sujeitas a fortes choques externos.

Essas baterias causaram 10 incêndios em Yokohama no ano de 2021.

Só no primeiro semestre de 2022, elas foram a causa de um recorde de 18 incêndios. O Governo Municipal de Yokohama está pedindo aos residentes que se certifiquem de separá-las do lixo comum e ter cuidado ao armazená-las.

Dentre os 18 incêndios causados por essas baterias, cerca de 5 ocorreram após elas serem misturadas ao lixo queimável e inflamado quando esmagadas em caminhões de coleta ou por outras causas.

Como as baterias de íons de lítio ficaram menores, elas estão sendo incorporadas em mais dispositivos, incluindo notebooks, ventiladores móveis, aspiradores de pó de porte pequeno e escovas de dentes elétricas.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!