Ilustrativa (banco de imagens)
O governo japonês decidiu oficialmente fornecer cerca de US$200 milhões para ajudar a neutralizar a insegurança alimentar global que a invasão da Rússia à Ucrânia tem causado.
Publicidade
Nesta terça-feira (5), o ministro de Relações Exteriores, Yoshimasa Hayashi, fez um anúncio sobre um plano detalhado que foi aprovado em uma reunião do Gabinete mais cedo no dia.
Hayashi disse que os fundos ajudarão a fornecer alimentos aos países do Oriente Médio e da África que vêm sendo afetados duramente pela diminuição nas importações de grãos da Ucrânia e da Rússia.
Ele disse que organizações internacionais ajudarão a distribuir os fundos. Hayashi acrescentou que o dinheiro também ajudará a aumentar a capacidade de produção de comida.
O ministro disse que uma parte dos fundos será usada para ajudar a reconstruir instalações de armazenamento para trigo e outros grãos da Ucrânia, então as exportações do país podem ser retomadas.
Ele disse que o Japão trabalhará com os países do G7 e outras nações na comunidade internacional para tentar manter a segurança alimentar no mundo.
O primeiro-ministro Fumio Kishida prometeu fornecer US$200 milhões em ajuda na cúpula do G7 que foi realizada na Alemanha no fim de junho.
Fonte: NHK