A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na quinta-feira (30) que espera “altos níveis” de covid-19 na Europa neste verão e pediu aos países que monitorem a propagação, visto que os casos triplicaram no último mês.
“Como os países por toda a região europeia suspenderam restrições da covid-19, o vírus poderá ser transmitido a altos níveis no verão”, disse à agência de notícias AFP o diretor regional da OMS na Europa, Hans Kluge.
Com a subvariante BA.5 da ômicron, mais leve porém mais contagiosa, se espalhando por todo o continente, os 53 países na região europeia da OMS estão atualmente registrando cerca de 500 mil casos diariamente, de acordo com dados da organização.
Isso é uma alta de cerca de 150 mil casos diários no fim de maio.
Áustria, Chipre, França, Alemanha, Grécia, Luxemburgo e Portugal foram os países com as maiores taxas de incidência, com quase todos as nações na região vendo aumento de casos.
Após registrar cerca de 4.000 a 5.000 mortes por dia em grande parte do inverno, atualmente a Europa está constatando cerca de 500 óbitos diários, o mesmo nível do verão de 2020.
Fonte: Straits Times