A visita dos mamíferos considerados lindos nas praias da cidade de Fukui (província homônima) é uma coisa rara, mas nesses últimos 3 meses têm sido vistos com frequência e, pelo visto, são da espécie golfinho-roaz.
A vinda desses golfinhos vem causando ferimentos nos banhistas. Eles têm aparecido nas águas rasas da praia de Takasu e as pessoas acham que são seres calmos e acabam tocando neles. Já há vários relatos de mordidas.
Punk Machida, diretor do Centro de Pesquisa Médica Animal da Ásia, diz que são animais silvestres. “Quando um veado se aproxima, você se afasta. É isso. Não se pode aproximar do golfinho selvagem porque não se sabe a reação que vai ter”, explica.
Para a abertura da temporada de praias em 8 deste mês, a prefeitura de Fukui comprou 4 unidades de transmissores ultrassônicos e os acoplou às boias, para manter os golfinhos afastados das águas rasas da praia de Takasu.
No entanto, soube-se que os golfinhos apareceram em uma outra praia da cidade, a de Koshino, a cerca de 14km. E nessa também várias pessoas foram mordidas. Só no domingo (24) foram relatados 6 casos. Por isso, a prefeitura começou a usar os transmissores ultrassônicos a partir do dia seguinte.
“Os golfinhos gostam de brincar com os seres humanos”, explica Machida. Mas, o especialista recomenda “cuidado e não tocá-los, pois têm dentes muito afiados e antideslizantes, por isso, ao retirar a mão por ser mordido, causará um ferimento grave”. Alerta que é perigoso.
Um homem de 39 anos relatou que um golfinho se aproximou das crianças na praia de Koshino e, ao tentar protegê-las, levou uma mordida no pé.
Um outro homem também levou mordidas nas duas mãos, pois o golfinho apareceu em um local raso, de 1 metro na praia.
Fontes: ANN e Fukui Shimbun