Primeiro caso da subvariante Centaurus em Aichi

Em Aichi foi o primeiro caso de infecção pela BA.2.75, em meio aos demais casos em Tóquio, Osaka e Kobe já confirmados em julho.

Imagem ilustrativa do coronavírus (RawPixel)

O governo da província de Aichi informou na quarta-feira (27) que foi confirmado o primeiro caso de infecção pela subvariante apelidada de Centaurus, a BA.2.75 da ômicron, no dia anterior.

Publicidade

Trata-se de um homem na faixa dos 40 anos, o qual testou positivo em 19 deste mês. O resultado da análise do genoma confirmou se tratar da BA.2.75 da ômicron e ele está em tratamento domiciliar porque os sintomas são considerados leves.

Como relatou não ter histórico recente de viagem para o exterior, tampouco para outras províncias, acredita-se que tenha sido por transmissão comunitária.

Segundo resultados das pesquisas realizadas nos Estados Unidos a infectividade da Centaurus é 3 vezes maior do que a BA.5, por isso, o governo da província de Aichi está vigilante.

No Japão, os primeiros casos confirmados foram de uma pessoa de Kobe (Hyogo) em 8, duas de Osaka em 19 e duas de Tóquio em 21 de julho. 

Fontes: CBC TV e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Golfinhos têm mordido banhistas nas praias

Publicado em 27 de julho de 2022, em Sociedade

Para evitar ferimentos nas pessoas que brincam com os golfinhos a prefeitura tomou medidas preventivas.

Imagem meramente ilustrativa dos golfinhos (Wikimedia)

A visita dos mamíferos considerados lindos nas praias da cidade de Fukui (província homônima) é uma coisa rara, mas nesses últimos 3 meses têm sido vistos com frequência e, pelo visto, são da espécie golfinho-roaz.

Publicidade

A vinda desses golfinhos vem causando ferimentos nos banhistas. Eles têm aparecido nas águas rasas da praia de Takasu e as pessoas acham que são seres calmos e acabam tocando neles. Já há vários relatos de mordidas

Punk Machida, diretor do Centro de Pesquisa Médica Animal da Ásia, diz que são animais silvestres. “Quando um veado se aproxima, você se afasta. É isso. Não se pode aproximar do golfinho selvagem porque não se sabe a reação que vai ter”, explica.

Para a abertura da temporada de praias em 8 deste mês, a prefeitura de Fukui comprou 4 unidades de transmissores ultrassônicos e os acoplou às boias, para manter os golfinhos afastados das águas rasas da praia de Takasu.

Praia de Koshino (Turismo de Fukui)

No entanto, soube-se que os golfinhos apareceram em uma outra praia da cidade, a de Koshino, a cerca de 14km. E nessa também várias pessoas foram mordidas. Só no domingo (24) foram relatados 6 casos. Por isso, a prefeitura começou a usar os transmissores ultrassônicos a partir do dia seguinte.

“Os golfinhos gostam de brincar com os seres humanos”, explica Machida. Mas, o especialista recomenda “cuidado e não tocá-los, pois têm dentes muito afiados e antideslizantes, por isso, ao retirar a mão por ser mordido, causará um ferimento grave”. Alerta que é perigoso. 

Um homem de 39 anos relatou que um golfinho se aproximou das crianças na praia de Koshino e, ao tentar protegê-las, levou uma mordida no pé.

Um outro homem também levou mordidas nas duas mãos, pois o golfinho apareceu em um local raso, de 1 metro na praia.

Instalação de placa na praia de Koshino alertando para não tocar nos golfinhos (Fukui Shimbun)

Fontes: ANN e Fukui Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!