O Governo Municipal de Yamaguchi anunciou na quarta-feira (27) que havia capturado e exterminado um macaco na área de Ogori da cidade, após uma série de ataques.
Entretanto, ataques similares e avistamentos foram reportados mesmo após o macaco ter sido capturado na terça-feira (26). A cidade acredita que há outros à solta e disse que continuará o trabalho para capturá-los.
Cerca de 49 pessoas na área ficaram feridas em ataques de macaco entre 8 e 26 de julho, incluindo arranhões e mordidas.
De acordo com o governo municipal e outras fontes, a Escola de Ensino Médio de Agricultura de Yamaguchi no bairro de Ogorikamigo reportou sobre um macaco na área na tarde de 26 de julho. Autoridades da cidade e exterminadores encontraram o macaco perto do lago da escola.
O animal escapou quando um dardo tranquilizante foi atirado, mas ele foi capturado nas proximidades cerca de 30 minutos depois.
Com base em imagens de uma câmera de ponto fixo instalada por uma companhia de extermínio e relatos de residentes locais, o macaco era aparentemente o mesmo animal que havia ferido pessoas.
Na área, casos repetidos em que macacos não apenas atacam as pessoas no lado de fora, mas abrem as telas das janelas das casas e ferem residentes, estão ocorrendo.
A cidade e a polícia elevaram o nível de alerta nas áreas ao redor e estão tomando medidas, como instalar armadilhas para capturar os animais.
Fonte: Mainichi