A fruta apreciada em todo o Planeta é altamente recomendada no verão e há motivos de sobra para isso, por causa de seus nutrientes. Com o calor em todo o arquipélago, a banana pode ajudar a evitar a insolação e a fadiga.
Consumida pelos atletas e por quem frequenta a academia, fornece energia, mas também fibras hidrossolúveis, minerais e vitaminas.
Essa fruta tem um alto teor de potássio, o que evita câimbras, além de ser rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e C. Tem também outros minerais importantes como ferro, magnésio, cálcio e fósforo. E tem mais: os fruto-oligossacarídeos presentes são eficazes na regulação do intestino tanto quanto as fibras.
A niacina, ou vitamina B3, combinada com o magnésio, aumentam a produção da melatonina, que é chamada de hormônio do sono, e da serotonina, que é chamada de hormônio da felicidade e da cura, e produzem uma indução natural ao sono e efeitos relaxantes.
Por isso, neste verão acrescente a banana em uma das refeições diárias ou no lanche da tarde.
Sugar points e como preservá-la
Aquelas pintas pretas na casca são chamadas de sugar points, porque indicam que a banana está doce, madura, pronta para o consumo.
No verão a recomendação é de armazenar o cacho de bananas em local fresco e bem ventilado. Quando surgirem as pintas pretas, a sugestão é guardar o cacho embrulhado em um saco de papel ou de plástico no compartimento de verduras da geladeira.
Mesmo que a casca fique preta com a ação do refrigerador, ainda vale a pena para conter o avanço rápido da maturação. Vale a pena lembrar que as bananas guardadas na geladeira antes de aparecerem os sugar points não ficarão doces.
Pode congelar?
A resposta é sim. Quando estiverem com os sugar points na casca, descasque-a, corte em fatias e coloque cada pedaço no saquinho próprio para freezer, sem amontoa-las ou em uma embalagem com tampa.
Para usar as fatias de banana congeladas, retire-as 15 minutos antes do freezer. Depois pode preparar smoothies com leite e outras frutas, sem precisar acrescentar gelo, ou a sobremesa preferida.
Cuide-se para evitar a insolação, hipertermia e a fadiga de verão!
Fonte: WeatherNews