A primeira-dama ucraniana Olena Zelenska discursou no Congresso na quarta-feira (20), fazendo uma rara aparição como a esposa de um líder estrangeiro, pedindo aos EUA que forneçam mais sistemas de defesa para a Ucrânia enquanto a invasão russa entra no sexto mês.
Em um discurso breve e emocionante, Zelenska falou sobre as condições humanitárias, econômicas e de segurança cada vez mais desastrosas na Ucrânia.
Zelenska citou que ela era a primeira esposa de um líder estrangeiro a discursar no Congresso e que geralmente primeiras-damas estão “exclusivamente engajadas em assuntos de paz”.
“Mas como eu posso falar sobre (assuntos de paz) quando uma guerra terrorista invasiva não provocada está arrasando meu país? A Rússia está destruindo nosso povo”, disse ela.
Ela finalizou seu discurso com um apelo por mais armas, dizendo que a guerra na Ucrânia não acabou.
Zelenska foi ovacionada por membros do Congresso quando ela tomou o palco do auditório principal no Centro de Visitante do Capitólio logo após as 11h, assim como quando ela concluiu seu discurso cerca de 10 minutos depois.
Esse foi o mesmo local onde seu marido, Volodymyr Zelensky, fez um discurso virtual que foi transmitido para o Congresso meses atrás, no início da guerra.
First Lady @ZelenskaUA addressed the US Congress. In her historic speech in the Capitol, Olena Zelenska underlined that Ukraine needs modern weapons.”As RF is destroying our cities and killing our children–we have no other option but to protect them with all our might”, she said. pic.twitter.com/YX6SzKsjsf
— UKR Embassy in USA (@UKRintheUSA) July 20, 2022
Fonte: Washington Post