O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o lançamento de transmissões de energia para a Romênia era o início do processo que poderia ajudar a Europa a reduzir sua dependência de hidrocarbonetos russos.
Os comentários de Zelensky em sua mensagem em vídeo noturna na quinta-feira (30) seguiram um anúncio do primeiro-ministro Denys Shmyhal de que exportações haviam iniciado no início do dia, com um volume de 100 megawatts, quatro meses da invasão russa à Ucrânia.
O presidente disse que o início das exportações era “mais um passo significante em nosso movimento em direção à União Europeia”.
“Graças à eletricidade ucraniana, uma parte significante do gás russo usado por consumidores europeus pode ser substituída. Isso é, portanto, não apenas uma questão de ganhos em exportação para nós, mas também uma questão de segurança para toda a Europa”, disse Zelensky.
“Deixe-me lembrar vocês que ligar nosso país ao sistema comum de energia da UE já ocorreu após a guerra começar. A Ucrânia está fazendo coisas agora que já pareceram impossíveis”.
Fonte: Channel News Asia