Uma fábrica na Bélgica, considerada a maior planta de produção de chocolate do mundo, disse que reiniciou as operações na segunda-feira (8) após fechar por 6 semanas para realizar limpeza devido a uma contaminação por salmonela.
Três das 24 linhas de produção na planta na cidade de Wieze retomaram as operações e a primeira entrega foi realizada, disse a Barry Callebaut, a companhia suíça que administra a fábrica.
A fábrica, que abastece gigantes da indústria como Hershey, Nestlé e Unilever, mas não para consumidores diretamente, fechou no fim de junho após a bactéria da salmonela ter sido encontrada em um lote.
A Berry Callebaut, sediada em Zurique, disse que suspendeu os envios e informou clientes a tempo para prevenir que chocolate contaminado chegasse às lojas.
Ela identificou a lecitina, adicionada a texturas de alimentos suaves, como fonte da contaminação, levando a semanas de limpeza extensa.
A agência de saúde alimentar da Bélgica disse que continuará monitorando a produção da fábrica.
A Barry Callebaut diz que sua planta de Wieze é “a maior fábrica de chocolate no mundo” e oferece o prestígio de ser feito na Bélgica, que tem uma reputação internacional por chocolate de alta qualidade.
Fonte: Channel News Asia