Queda do míssil da China perto da ilha de Okinawa deixa população preocupada e com medo

Instalou-se um clima de tensão nas ilhas do sul de Okinawa e em toda a província por causa do exercício militar. “Não temos para onde fugir”, disse uma mulher.

Vista aérea da ilha de Hateruma, administrada por Taketomi-cho (Wikimedia)

Os lançamentos de 9 mísseis balísticos pela China em exercício militar ao redor de Taiwan, na quinta-feira (4), deixaram a população de Okinawa com medo.

Publicidade

Cinco desses mísseis caíram na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão e um foi a sudoeste da ilha de Hateruma, pertencente a Taketomi-cho, próxima a Ishigaki (Okinawa).

Os residentes de outra ilha, a de Yonaguni, cuja distância de Taiwan é praticamente a mesma, também levantaram vozes pedindo para o governo japonês interferir no sentido de pedir para parar com o exercício militar chinês, pois estão sendo feitos a 60 quilômetros das ilhas do sul do Japão.

Em marrom claro os locais dos exercícios militares da China, e onde ficam Taiwan e as ilhas de Okinawa (Guarda Costeira do Japão)

Estamos preocupados e com medo. Não suporto pensar que pode começar uma guerra”, disse um agricultor de 37 anos que cultiva cana-de-açúcar em Hateruma.

“Estou com medo de continuar na ilha. Se algo acontecer não temos para onde fugir. Acho que muitos pensam o mesmo”, disse uma mulher na faixa dos 40 que tem filhos.

Preocupação na ilha principal de Okinawa

“Se tivesse ocorrido um erro teria causado um dano enorme”, falou o governador de Okinawa, Denny Tamaki. “Por meio do governo (do país) é preciso pedir para a China interromper esses exercícios militares”, afirmou.

Tamaki pediu ao Ministério da Defesa que sejam prestadas informações à província para repassá-las aos municípios, população local e cooperativas dos pescadores.  

“É absolutamente inaceitável que os pescadores digam que não podem pescar porque sentem que estão em perigo”, pontuou Tamaki.

Base Aérea de Kadena, entre Chatan e Kadena (NHK)

Na base americana de Kadena (entre Chatan e Kadena), foram vistos 6 caças F-15 e 3 aviões de reabastecimento aéreo KC-135 decolarem um após outro, desde a véspera da chegada de Nancy Pelosi em Taiwan. De acordo com o Departamento de Defesa de Okinawa, na noite de terça-feira, 22 aviões de reabastecimento aéreo KC-135 estavam voando de outras bases para a Base Aérea de Kadena.

A movimentação das aeronaves militares continua, provavelmente pela monitoração das ações da China.

Okinawa fica perto de Taiwan e da China, e se as tensões aumentarem, isso levará diretamente à preocupação e aos danos aos meios de subsistência da população”, analisou o prefeito de Chatan, onde a base de Kadena está instalada na divisa com a cidade homônima. Ele disse que espera que tudo seja resolvido pacificamente através dos meios diplomáticos.  

Fontes: Ryukyu Shimpo, Okinawa Times e NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tailândia: incêndio em bar deixa vários mortos e feridos

Publicado em 5 de agosto de 2022, em Ásia

O incêndio ocorreu em um bar na província de Chonburi, sudeste da capital tailandesa de Bangkok, na madrugada desta sexta-feira (5).

Algumas pessoas foram vistas saindo do local com seus corpos em chamas (Facebook)

Pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas após um incêndio em um bar na província de Chonburi, sudeste da capital tailandesa de Bangkok, na madrugada desta sexta-feira (5), disse a polícia.

Publicidade

O fogo começou por volta de 1h, com pessoas aglomeradas no pub Mountain B no distrito de Sattahip, divulgou o Bangkok Post.

Imagens que circularam na mídia social mostraram pessoas correndo e gritando. Algumas delas foram vistas saindo do local com seus corpos em chamas.

Fonte: Bangkok Post

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!