O governo de Okinawa relatou que 728 pessoas estão internadas em hospitais da província, sendo que 22 estão em estado grave, e 395 apresentam sintomas médios, segundo dados de domingo (14).
A taxa de ocupação de leitos hospitalares para pacientes com covid é de 95,5%. A prefeitura explica que, somando com os leitos para outros usos hospitalares, a ocupação total de leitos chegou a marca de 101,3%. Desde o sábado (13), muitos pacientes não conseguem ser internados devido à falta de espaço dos hospitais.
A prefeitura de Naha decidiu utilizar as “Estações para Espera de Leitos”, locais onde pacientes seriam transferidos após testarem positivo para covid até a internação, como espaço de tratamento e internação, para aliviar a sobrecarga médica.
“O número de pacientes hospitalizados continua alto, e espera-se que a situação fique ainda mais complicada. Se você tiver sintomas (de covid), não saia, evite se encontrar com idosos e tome as medidas básicas de controle de infecção, como usar máscara e ventilar o ambiente em que se encontra.”, comentam as autoridades.
Fonte: NHK