Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Cogumelo bonito mas extremamente venenoso, o ‘anjo assassino’

| Dicas Especiais

Esse fungo conhecido como anjo destruidor na Europa vem sendo encontrado no Japão e especialistas alertam para não tocá-lo.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
cogum

Chamado de kaentake em japonês (ANN)

Os cogumelos comestíveis são muitos, além de saudáveis, mas há também os nocivos como um chamado de カエンタケ, ou fungo que costuma aparecer entre o verão e o outono, de cor branca, aparência esguia e chamativo.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Na Europa é conhecido como anjo destruidor, enquanto no Japão é chamado vulgarmente de anjo assassino (殺しの天使). Tem sido encontrado nos últimos dias em diversas províncias como Saitama, Gunma, Nagano, Yamanashi e outras. 

Costumam nascer entre as folhas caídas nas florestas, parques e bosques. Segundo um especialista, este ano a estação chuvosa foi breve e, com o calor, criou-se um ambiente desfavorável para o surgimento e crescimento dos fungos. No entanto, com as recentes chuvas pela influência dos últimos tufões, a umidade colaborou para o surgimento deles.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O anjo assassino tem outra peculiaridade, a de crescer rapidamente. Em apenas uma noite passa de 5 para 15 centímetros. É preciso tomar muito cuidado para não colhê-lo e muito menos ingerir.

Motivo do nome anjo assassino

Segundo o especialista em cogumelos, autor de diversos livros, Kazuo Oodate, “esse é um cogumelo venenoso assustador. Após comê-lo ocorre intoxicação digestiva, em um dia”. Explica que ocorrem dor abdominal, vômito e diarreia mas esses sintomas geralmente desaparecem em um ou dois dias. 

cogum 1

O anjo assassino (ANN)

“O problema maior vem depois. Passado um tempo de uma semana a 10 dias, surge a icterícia na pessoa, a doença que deixa os olhos amarelos. Depois, as fezes com sangue. A essa altura, a maioria das células do fígado e dos rins já estão destruídas, e mesmo indo ao médico, nada poderá fazer. A pessoa morre em seguida”, explica.

Se é leigo no assunto, melhor nem tocar

A professora Kimiko Hashimoto, da Universidade de Agricultura de Tóquio, explica que, em geral, os cogumelos brancos do gênero Amanita são venenosos, por isso, jamais devem ser comidos.

Para quem é leigo em cogumelos, mesmo que os encontre na natureza quando estiver fazendo um passeio, o melhor a fazer é deixá-los lá para não correr o risco de ficar doente ou morrer pela ingesta.

Outro cogumelo bonito e perigoso é um de cor vermelha (toque aqui para ler).

Fontes: ANN e Forest


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo